sábado, 18 de junho de 2011

A Divisão do Império Árabe

No ano de 750 chegou ao fim a dinastia Omíada com o assassinato de seu último califa, e inúmeros familiares, por seus opositores abássidas, que fundaram uma nova dinastia e fundaram a capital Bagdad. Um dos membros da família da antiga dinastia, conseguiu refugiar-se na Espanha, tornando-se líder político e estabelecendo sua capital em Córdoba.

Deste modo, o Império árabe dividiu-se, tendo sua unidade política repartida, cujas influencias nos campos sociais, político e econômico fizeram-se sentir. Tais divergencias ampliaram-se de tal forma que diversas outras dinastiais e capitais foram criadas no século dezesseis.

Tendo conhecido a glória e alcançado todo seu esplendor no final do século oitavo, quando inúmeras obras literárias tais como o livro das Mil e Uma Noite, foram criadas, no ano de 1053, o califado de Bagdad foi conquistado pelos turcos selúcidas, originários do Turquestão.

Em principio mercenários, esses turcos converteram-se ao islamismo e promoveram uma série de guerras no Oriente Proximo, tornando-se uma verdadeira ameaça para a Cristandade e originando a reação conhecida como As Cruzadas.

Com a tomada de Bagdad pelos mongóis em 1258, chegou ao fim a dinastia selúcida.

No que diz respeito ao califado Omíada que havia se estabelecido em Córdoba, esta tornou-se uma importante cidade, chegando a alcançar 500.000 habitantes , completamente independente em relação aos muçulmanos do oriente . Manteve relações com o Império Bizantino e com o Império Romano –Germânico, extinguindo-se no ano de 1031, com a deposição do último califa, quando dividiu-se em pequenos reinos denominados Taifas.

Sevilha, Valença, Granada, Saragoça, Badajoz, Málaga e Almeria foram importantes reinos, no entanto, tal divisão favoreceu a Reconquista Cristã, através de inúmeras batalhas travadas entre cristãos e muçulmanos. Acabaram totalmente subjugados pelo reino de Aragão e Castela, no século quinze, após a tomada de Granada, última fortaleza muçulmana a cair, em 1492.

Nenhum comentário:

Postar um comentário