sexta-feira, 3 de junho de 2011

A Galleria Borghese


Em um pequeno palácio construído entre os anos de 1613 e 1616, para o cardeal Scipione Borghese, hoje funciona este belíssimo museu, que é um de meus preferidos.
No ano de 1901, foi comprado pelo governo que o transformou em um parque público, abrindo seus jardins à visitação.
Pequeno, guarda a maior coleção de arte privada do mundo. O cardeal, que era sobrinho do papa Paulo V, tinha uma verdadeira fixação em obras de arte, não medindo esforços para adquirí-las, nem que para isso fosse necessário o uso da violência. Há relatos de que ordenou inclusive a prisão de uma pessoa, que se negava a vender-lhe A Caça de Diana.
Caravaggio, Rubens, Rafael, Leonardo da Vinci... estão todos lá bem ao alcance de nossos olhos!
Mas foram as esculturas de Bernini que mais me chamaram a atenção durante a visita. Algumas eu já conhecia de livros, mas observadas de perto ganharam uma outra dimensão. Saí de lá boquiaberta, e vou comentar nos próximos posts as minhas favoritas.

Como não é possível fotografar lá dentro, as imagens foram retiradas do google images, enquanto que para a redação dos textos, me utilizei dos dados contidos em um dos catálagos que estavam à venda na própria galeria:
Galleria Borghese 10 Masterpieces.
2009, Gebart S.p.A, Roma.

Para quem estiver em Roma e desejar visitar a galeria, saiba é preciso agendar a visita, que deve ter a duração de duas horas por grupo. O último grupo entra às 17:ooh em ponto. As reservas podem ser feitas pelo tel (00XX39-06) 3-2810.
Abre de terça a domingo, no horário que vai das 09 às 19 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário