domingo, 5 de junho de 2011

Gian Lorenzo Bernini




Abalada com a crise da Reforma, a expressão do barroco buscou restaurar o antigo esplendor da Igreja Católica Romana. Colunas adornadas, esculturas e pinturas triunfantes, que retratavam temas bíblicos com a devida dramaticidade.
Um de seus representantes, no século 17, foi o talentoso escultor Gian Lorenzo Bernini, que também se destacou como arquiteto e pintor. Nascido em Nápoles, em 1598, filho de um renomado escultor, cedo apresentou aptidões para as artes e foi introduzido por seu pai aos principais mecenas da época.
No início, copiava os modelos que via pelos corredores do vaticano ou inspirava-se em Michelangelo, mas com o amadurecimento, acabou por desenvolver um estilo próprio, muito embora, muitas vezes, dizia ter inspirado a temática de sua escultura em alguma obra de Rubens.
Acabou tornando-se o principal representante do barroco italiano, tendo em seu currículo obras grandiosas,tais como a Praça de São Pedro, o Castelo de San Angel e o Baldaquim do trono de Pedro, no Vaticano.

O baldaquim:


A Praça de São Pedro no Vaticano:


Além de inúmeras outras obras, também são de sua autoria três fontes, dentre as várias que adornam a cidade de Roma: a Fonte da Barca, dos Três Rios e do Tritão.
Divido com os leitores uma foto da primeira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário