segunda-feira, 20 de junho de 2011

O Oriente Médio e o conflito Árabe-Israelense

A diversidade dos povos daquela região talvez seja a grande problemática a ser resolvida na busca da paz. Os povos são basicamente judeus, árabes, turcos, persas e curdos e a maioria segue o Islamismo como religião.
Dentro do Islamismo existem diversas vertentes – seitas – algumas bastante radicais.

 A xiita – considerados mais radicais e em algumas regiões, como o Iraque (entre 60 e 65% da população é de xiitas).

A sunita – corresponde à grande maioria da população (mais de 85%), considerados mais ortodoxos, crêem na legitimidade dos quatro califados que sucederam o profeta e em seus ensinamentos, nem todos parentes de Maomé, que teriam dado origem ao povo. Também diferem quanto à vinculação do líder político à religião: para os xiitas, o líder político deve ser um enviado de Deus, enquanto os sunitas não fazem esta ligação.Os xiitas crêem que após a morte do profeta, apenas o seu primo e genro Ali seria seu sucessor legítimo, sendo o primeiro califa muçulmano, cujos descendentes (também parentes do profeta) teriam originado o povo da região.

Após a morte do profeta, um Cisma foi criado dividindo os fiéis em dois grupos: os sunitas e os xiitas, que divergem quanto à ascendência do povo muçulmano.

Os Curdos: São um grupo étnico originário da região do Curdistão, hoje dividida entre Iraque, Irã, Síria e Turquia, que representa o maior grupo étnico sem Estado no mundo. Sofreram enorme repressão durante as últimas décadas no regime ditatorial de Saddam Hussein. Após a derrubada do regime, ganharam maior autonomia e reivindicam a criação de um estado próprio.

Se não bastassem os enfrentamentos religiosos, outros fatores contribuem para aumentar a tensão no Oriente Médio.
O petróleo, abundante em terras árabes é amplamente utilizado como fonte de energia nos países amplamente industrializados, gerando guerras e conflitos constantes nessa região, desde a criação do Estado de Israel, quando os árabes foram expulsos da Palestina e com a formação da Organização para a Libertação da Palestina (OLP). Tal conflito, iniciado em 1948, um dia após a independência de Israel, já deu origem á inúmeras guerras. Em 1975, houve a guerra do Líbano, em 1980, a guerra Irã-Iraque, em 1990, a Guerra do Golfo, quando o Iraque invade o Kuwait.

Nenhum comentário:

Postar um comentário