domingo, 5 de junho de 2011

Venus Victrix (1805-1808)



Essa escultura, que representa Pauline, a irmã de Napoleão Bonaparte, no auge de seus 25 anos, ainda envolta pelo esplendor imperial de seu irmão, acabou tornando-se o cartão de apresentação da Galleria Borghese em Roma.

A escultura foi encomendada por seu noivo, Camillo Borghese, em um casamento arranjado que pretendia fortalecer os laços entre a França e o Estado Papal. No entanto, o casamento faliu antes mesmo da obra ser concluída.
O autor da obra, Canova, representou como personagens mitológicos diversos outros familiares do imperador.

Nestra obra, especificamente, Pauline representa Vênus, a vencedora, que segura em sua mão esquerda, o pomo de ouro que recebeu de Paris, após a famosa disputa entre deusas que já tratei anteriormente aqui no blog (ver: A Mitologia por detrás da história).
Parcialmente nua, reclinada em uma chaise, repousa seu braço direito em uma pilha de colchões, exibindo um único ornamento: um delicado bracelete.


Concebida para ser alvo de admirações, a escultura recebeu em 1812, um mecanismo que permitia sua rotação, para ser apreciada dos mais diversos ângulos. A perfeição dos detalhes são a prova do sublime talento de Canova, o que não livrou Pauline do escândalo da corte.
Detalhes da obra:
A escultura foi toda feita de um único bloco de mármore Carrara. Já a chaise longue em que ela se reclina, é feita de madeira pintada de azul e branco.
O dourado das rosetas, folhas e do golfinho, que adornam a chaise, são provenientes de folhas de ouro. A coroa de louros é um típico símbolo da era napoleônica, enquanto que o golfinho faz referencia à deusa Vênus.

Fonte Bibliográfica:
Galleria Borghese 10 Masterpieces.
2009, Gebart S.p.A, Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário