domingo, 25 de setembro de 2011

O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO (IHGB)

“ (...) amalgamação muito difícil será a liga de tanto metal heterogêneo, como brancos, mulatos, pretos livres e escravos, índios etc. etc. etc., em um corpo sólido e político.”

(José Bonifácio- 1813)



A criação do IHGB, em 1838, foi fruto da gestação de um projeto de identidade nacional. Buscava delinear o perfil desta nova nação, dentro de uma sociedade escravocrata, onde ainda havia elementos populacionais indígenas e portugueses. Uma nação em que todos os brasileiros se reconhecessem.

À história foi dado o papel de legitimação do presente.

A tarefa dos letrados reunidos em torno do IHGB, todos pertencentes às elites brasileiras, era justamente a de construir essa idéia de nação, pautada em uma visão civilizatória e progressista, de forte inspiração iluminista. Tal preocupação historiográfica, estava em voga na Europa do século XIX.

Esta nova Nação, nestes anos que antecederam a Proclamação da República, não se oporia à metrópole portuguesa, ao contrário, se perceberia inserida dentro de um processo de continuidade daquela tarefa civilizadora, iniciada há muitos anos atrás, pelos colonizadores. Um desdobramento tropical, uma vertente dessa civilização européia e branca.

Como não poderia deixar de ser, diversas metáforas de parentesco entre Brasil e Portugal foram construídas, reafirmando a idéia de ideal monárquico, e publicadas na Revista do IHGB.

Projetos de integração das diferentes regiões do Brasil foram financiados pelo imperador, tais como pesquisas, viagens exploratórias, coletas de material em arquivos estrangeiros, entre outros. O Estado Nacional foi o eixo a partir do qual se construiu a história brasileira, produzida “nos círculos restritos da elite letrada imperial.”

Em 1840, Januário da Cunha Barbosa, secretário do IHGB, lançou o desafio de premiar o melhor trabalho que indicasse os caminhos para a elaboração dessa história do Brasil.

O vencedor foi o alemão Von Martius, com a monografia intitulada “ Como se deve escrever a história do Brasil”, cujos detalhes acompanharemos nos próximos posts, após um breve introdutório sobre sua biografia.



Fonte Bibliográfica:

Nação e Civilização nos trópicos: O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o Projeto de uma História Nacional.
Autor: Manoel Luís Salgado Guimarães

http://www.ihgb.org.br/ihgb.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário